

Sistemas de Exaustão
Por que inspecionar?
A inspeção no sistema de exaustão de cozinhas profissionais é tem como objetivo garantir a segurança do ambiente como um todo: funcionários, clientes e edificação. Com uma inspeção realizada de forma correta é possível eliminar riscos de incêndio e riscos a saúde, evitar infrações e prevenir danos ao patrimônio e a imagem da empresa.
Devido a sua importância, este trabalho é regulamentado pela norma ABNT NBR 14518:2019. Esta norma exige que seja feita no mínimo uma inspeção semestral por profissional habilitado e qualificado que gere um relatório fotográfico para comprovar a necessidade ou não de limpeza do sistema. Todo o sistema de exaustão deve ser verificado: coifas, dutos, exaustores e despoluidores de ar (coifa lavadora, lavadores de ar e filtro eletrostático).
Quando inspecionar?
A periodicidade da inspeção depende da tipologia da cozinha e/ou volume de cocção, podendo esse tempo ser reduzido por profissionais habilitados com experiência na operação.
-
Os sistemas operando com combustível sólido (como churrasqueira a carvão) devem ser inspecionados mensalmente;
-
Os com equipamentos severos (como fritadeiras) devem ser inspecionados no mínimo trimestralmente;
-
Os com equipamentos moderados (como fogões) devem ser inspecionados no mínimo semestralmente;
-
E os com equipamentos leves (como fornos de micro-ondas) devem ser inspecionados anualmente.
Devemos lembrar que em uma cozinha com diversos equipamentos, a classificação do sistema se dá pelo equipamento que gere maior risco.
A limpeza será necessária sempre que houver deposição de gordura maior que 2mm de espessura em qualquer parte do sistema. Os incêndios nos dutos muitas vezes não são ocasionados por contato com labaredas de fogo e sim, por acúmulos de gordura no sistema que alcançam sua temperatura de autoignição, por isso a importância de inspecionar o sistema como um todo.